Vacinação em Cães é importante?

Vacinação em Cães é importante?

Vacinação em Cães é importante?

A vacinação em cães é importante, como também é indispensável para segurança e saúde do seu cachorrinho e a sua. Igualmente como é para os seres humanos, tem um papel de ação preventiva para os cachorros.

As doenças que afetam eles são tão graves quanto as que nos afetam. Além de desenvolver doenças, poderá transmitir algumas também.

Por isso sempre leve seu cão para tomar as vacinas e fique atento ao calendário dele, para que não perca o prazo de nenhuma.  

Vacinação em Cães é importante?

A importância da vacinação- Vacinação em Cães é importante?

A vacinação em cães possui o papel de proteger e prevenir que eles contraiam alguma doença, além de evitar que passem doenças aos seus donos.

Portanto, é importante manter a vacinação sempre em dia. Para que não corra o risco de ser contaminado por algum vírus.

Vacinação, quais eles devem tomar?

A partir do quadragésimo quinto dia seu cãozinho já poderá tomar a primeira dose da vacina polivalente.

A segunda dose dessa mesma vacina será após vinte e um dia da primeira dose.

A terceira, também da polivalente, será após o mesmo tempo da segunda dose.

A partir da décima segunda semana de vida é obrigatório a aplicação da vacina antirrábica. Sendo que ambas as vacinas devem ser tomadas anualmente.

Além dessas, se o veterinário achar necessário, poderá passar algumas vacinas específicas para algum risco que o animal possa estar exposto, como gripe, giardia e leishmaniose.

Quais os principais perigos se ele não tomar?

Podem contrair doenças como:

  • Raiva, que pode ser transmitido para seres humanos e afetar o sistema nervoso central.

  • Cinomose, acomete o sistema respiratório, sistema imune e neurológico.

  • Parvovirose, causa vômitos e diarréia sanguinolenta.

  • Hepatite Infecciosa Canina, acomete todo o sistema, mas principalmente o fígado.

  • Adenovirose, provoca infecções respiratória.

  • Leptospirose canina também atinge principalmente o fígado e os rins.

É importante lembrar que o cachorro deve estar com a imunidade boa para ser vacinado, para que haja o efeito esperado da imunização, por isso o veterinário deverá examinar seu cãozinho antes.

Não esquecendo que os cachorros devem ser vacinados em locais credenciados que possuem vacinas que estejam armazenadas corretamente e sejam aplicadas de forma adequada, sempre feita por um médico veterinário. Lembre-se que a saúde do seu cãozinho está em primeiro lugar.

Vacinação em Cães é importante?

Possui efeitos colaterais?

A resposta é sim! No primeiro dia ele poderá sentir dor no local da aplicação, portanto tome cuidado ao segurá-lo, ou para não esbarrar nele sem querer.

Pelo fato das vacinas dos cães serem antígenos, contendo um causador da doença por assim dizer, é possível que ele apresente sintomas como febre, indisposição, apatia, muito sono, cansaço e perda de apetite.

Pode parecer que ele esteja triste (o que de fato está por sentir dor), mas é importante que você não tente animá-lo. Deixe-o descansar, pelo menos pelas vinte e quatro horas seguintes. Para que ele possa se recuperar.

Após todas essas explicações, se ainda restar dúvidas, procure um veterinário antes de aplicar a primeira vacina no seu animalzinho para que você esteja seguro caso haja alguma reação.

A vacinação não é apenas para o bem dos humanos, mas é principalmente para o bem do seu meu melhor amigo, por isso não se esqueça de levá-lo ao veterinário. Mantenha as doses em dia para que não corra riscos.

Ressaltando que as vacinas polivalentes e antirrábicas devem ser aplicadas uma dose por ano, após o primeiro ano de vida. Estas são as vacinas mais importantes.

Deixe um comentário

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp

× Converse conosco