Tudo o que Você precisa saber sobre Berne em Cachorros

Tudo o que Você precisa saber sobre Berne em Cachorros

Tudo o que Você precisa saber sobre Berne em Cachorros

Animais com bernes não é algo tão incomum assim, principalmente em animais que vivem em sítios ou em chácaras, pois estes tem uma probabilidade maior de se machucarem e terem o contato com a mosca responsável por essa larva. Não é nada agradável saber que o seu cachorro tem berne, sabemos disso, mas é preciso cuidar e retirar essas larvas o mais rápido possível. Leia esse artigo e fique por dentro de tudo sobre berne em cachorros.

Tudo o que Você precisa saber sobre Berne em Cachorros

Berne: o que é?

A berne nada mais é que uma larva de mosca que cresce e se alimenta de tecidos de animais, havendo até mesmo casos em humanos. A responsável por isso é a mosca Dermatobia hominis.

Quando o animal se machuca e fica com alguma ferida exposta, a mosca pousa e descarrega o seu ovo ali, para que ele se desenvolva e cresça sob a pele.

Lembrando que a berne é diferente da “bicheira”, outra doença que acomete os cães. Esta última é caracterizada pela presença de muitos bichos, a berne é apenas uma única larva.

Conforme a larva vai crescendo é possível ver a olho nu o orifício que se forma, deixando a região inflamada e muito dolorida para o cãozinho, ainda mais porque a berne possui uma espécie de espinho no corpo.

Como remover e evitar a berne nos cães

Retirar a berne dos cães não é tão simples quanto se pensa, pois se tudo não for feito de maneira correta a larva pode não sair por inteiro, causando problemas e infecções no cão.

O ideal é que leve o cachorro ao médico veterinário na primeira suspeita do hospedeiro, pois quanto mais ele crescer, mais dores seu pet sentirá.

Algumas pessoas tentam retirar a larva sozinhas, aplicando um spray específico para matar o intruso e depois do tempo recomendado (para se certificar que a larva está morta) a extração é feita apertando a pele do cachorro de baixo para cima, até expelir todo o berne.

Mas, atenção, além de não ter toda a prática de um médico veterinário, talvez você não tenha “estômago” forte o suficiente para passar por isso. A larva causa repulsa em muitas pessoas, então é melhor pensar bem.

Em casos onde a larva não é retirada e acaba morrendo dentro do animal, infecções podem começar a se desenvolver, sendo preciso realizar uma mini cirurgia para tirar o hospedeiro da pele do cachorro.

Para evitar que o cão tenha esse tipo de coisa, é preciso mantê-lo em um lugar limpo e higienizado. Coisas como fezes e restos de comida atraem muito as moscas responsáveis por depositar a larva.

Tudo o que Você precisa saber sobre Berne em Cachorros

Cuide bem dos seus animais de estimação

Não importa se você tem um cão, gato, tartaruga, coelho, ou até mesmo um simples peixinho, é seu dever cuidar dos seus animais de estimação com todo amor e carinho.

Eles são seres amáveis e quando nós decidimos adotá-los eles serão de nossa responsabilidade, integralmente.

Cuidar do seu pet vai muito além de cuidar de complicações como a berne, mas também dar tudo o que ele precisa para crescer saudável e cheio de carinho.

Os cuidados básicos com cães e gatos não são muitos, basta alimentá-los com a ração adequada (certa para cada idade e que seja rica em nutrientes e vitaminas), levá-lo para passear diariamente, dar banhos quinzenalmente, levá-los ao veterinário periodicamente e assim por diante.

Deixe um comentário

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp

× Converse conosco