Saiba como lidar com os Carrapatos em Cães e Gatos

Carrapatos são parasitas sanguessugas de animais domésticos e selvagens que são encontrados em todo o mundo.  Entre os parasitas externos de cães e gatos, eles são os mais nocivos, pois podem transmitir numerosas doenças microbianas.

Os cães são muito mais afetados por esse parasita do que os gatos, pois estes são muito mais propensos a se livrar dos carrapatos por si mesmos do que os cães, por conta de seu comportamento intensivo de autolimpeza. Entretanto o cuidado e a prevenção são essenciais para qualquer dono de um animalzinho de estimação.

Saiba como lidar com os Carrapatos em Cães e Gatos

Onde os carrapatos vivem e como um animal de estimação pode ficar infestado ?

A grande maioria das espécies de carrapatos vive ao ar livre, especialmente em locais onde há gado (bovinos, eqüinos, ovinos, caprinos) e / ou animais selvagens. Pequenos mamíferos (por exemplo, roedores, coelhos, ouriços, etc.) e aves também são frequentemente importantes hospedeiros, especialmente nos estágios em que ainda são imaturos (larvas e ninfas).

Carrapatos também podem ser abundantes em parques semiurbanos, áreas recreativas e residenciais, se estiverem próximos à mata.

Há uma espécie particular de carrapato que pode completar o desenvolvimento em ambientes fechados e é o mais comum nos animais de estimação: o carrapato marrom (Rhipicephalus sanguineus).

Como esses insetos afetarão meu cachorro?

Carrapatos (larvas, ninfas ou adultos) não procuram ativamente por um hospedeiro, mas instintivamente escalam até a ponta de gramíneas ou em folhas e arbustos e esperam que um hospedeiro adequado passe.

Quando um hospedeiro adequado passa e toca a grama ou as folhas, os carrapatos questionadores apenas se agarram a ele. Eles reconhecem um hospedeiro adequado pelo seu calor corporal e CO2 exalado (dióxido de carbono), que eles podem perceber com órgãos sensoriais especiais.

Depois de se acoplar em um hospedeiro, os carrapatos rastejam em seu pelo procurando um bom local para morder. Uma vez que se sintam à vontade, eles se prendem e começam a sugar o sangue.

Os locais da pele onde os carrapatos se fixam podem ficar vermelhos e irritados. Apesar de raros, os carrapatos podem consumir o sangue do seu cão o suficiente para causar uma deficiência chamada anemia.

Certas fêmeas de carrapatos também podem causar uma rara paralisia em cães, como resultado de uma toxina que produzem durante a alimentação. Mais importante, os carrapatos são capazes de causar muitas doenças em seu animal de estimação, como as chamadas “doença do carrapato”: erliquiose e babesiose.

Saiba como lidar com os Carrapatos em Cães e Gatos

Como evito que meu cachorro pegue carrapatos?

É muito difícil evitar a exposição do seu cão a esses insetos. Os carrapatos podem se prender ao seu cão quando ele ou ela for com você em caminhadas ou durante qualquer atividade ao ar livre.

Um único carrapato pode transmitir doenças, mas é importante saber que isso nem sempre acontece. A transmissão bem-sucedida da doença ocorre várias horas após o contato com o carrapato, dependendo da espécie de carrapato e da doença.

Quanto mais tempo a mordida, maior o risco de transmissão. É por isso que é importante encontrar os carrapatos e removê-los o mais cedo possível.

Portanto, depois de um cão estar ao ar livre em um ambiente de risco, ele deve ser cuidadosamente examinado, se possível, até 12 horas após a caminhada.

A melhor maneira de evitar que os carrapatos se conectem ao seu cão é pelo uso regular de produtos de controle de carrapatos. Seu veterinário pode aconselhá-lo sobre o melhor produto para o seu cão e sua situação.