Carrapatos Em Cachorro

Carrapatos Em Cachorro

Muitas vezes, carrapatos em cachorro são vistos como coisas normais e que “fazem parte” do dia a dia dos bichinhos. Porém, essa é uma grande mentira – e acreditar nela pode até mesmo custar a vida de seu animal de estimação.

Sem os cuidados certos e, mais importante ainda, sem a prevenção adequada, é mais do que possível que seu pet contraia doenças.

Essas doenças podem ser fatais ou, no mínimo, extremamente custosas para o seu bolso e para a qualidade de vida de seu melhor amigo.

Tendo isso em mente, confira dicas de prevenção e tratamento e siga-as para que você possa promover longevidade e bem estar durante toda a vida de seu cachorro.

Carrapatos Em Cachorro

O que são carrapatos em cachorro?

Os carrapatos em cachorro são os mesmo que habitam qualquer outro animal, podendo estar presentes em gatos, cavalos, bovinos e até mesmo em humanos!

Muitas pessoas não sabem disso, mas os carrapatos se alimentam do sangue de humanos, também, sendo fundamental saber como evitar que eles entrem em contato com você e com seu pet.

– Carrapatos são parasitas que são facilmente encontrados em gramas, móveis, outros pets, carpetes, entre outros locais.

Eles iniciam seu desenvolvimento como larvas, viram ninfas e se tornam adultos. O principal fato relativo a essa informações é que o seu desenvolvimento é feito saindo e entrando no solo.

É durante esse processo, especialmente, é que o carrapato se torna capaz de transmitir dezenas de doenças para o cachorro, sendo a principal a “doença do carrapato”.

O que é a doença do carrapato?

A doença do carrapato é um nome popularmente famoso, mas que designa duas outras doenças de nomes menos conhecidos: a babesiose e a erliquiose.

– Ambas as doenças entram na corrente sanguínea do cachorro e afetam seu sistema de defesa. Consequentemente, isso pode afetar seus órgãos e levar até mesmo à morte.

  • Em suma, a melhor forma de lidar com carrapatos em cães, para que eles não se desenvolvam em uma condição mais séria, é prevenindo-os.

As dicas de prevenção são mais simples do que parecem e certamente são mais baratas do que lidar com internações e medicações que podem ser bastante custosas – além de ser mais adequado para o seu melhor amigo.

Carrapatos Em Cachorro

Prevenindo carrapatos em cachorro

As prevenções para lidar com carrapatos em cachorro incluem xampus especiais, medicamentos orais, sprays, coleiras e a higienização adequada do ambiente.

Também é extremamente recomendado evitar que o animal entre em contato com outros que podem estar infectados. Caso isso não seja possível, sempre mantenha seu animal devidamente protegido com os itens acima.

  • Não dê nenhum medicamento para o seu animal antes de consultar um veterinário.

  • Somente um especialista poderá analisar o porte, a idade, o peso e outras condições de seu cão de maneira eficiente, recomendando a prevenção de melhor custo-benefício para ele.

Se os carrapatos já estiverem presentes em seu animal – estando geralmente em regiões difíceis de serem acessadas por ele, como nos ouvidos, no focinho e na barriga, é hora de buscar um tratamento.

Como tratar carrapatos em cães

Para tratar o carrapato que já se instalou no cão, conte com as recomendações de um médico veterinário.

Existem alguns medicamentos específicos para isso mas, mesmo que eles sejam de venda livre, eles devem ser prescritos para as condições e o quadro de seu pet.

Evite também apostar em tratamentos caseiros como única solução, uma vez que elas podem trazer apenas alívio para o animal, mas não eliminam de vez o parasita.

Tendo todas essas informações em mente, aposte em prevenir carrapatos em cachorro e em tornar a qualidade de vida de seu animal a mais alta possível!

Deixe um comentário

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp

× Converse conosco