Qual É O Tratamento Para Sarna Em Cães?

Qual É O Tratamento Para Sarna Em Cães?

Qual É O Tratamento Para Sarna Em Cães?

Encontrar o tratamento para sarna correto para o seu cão é muito importante – e deve ser uma prioridade caso ele já esteja precisando lidar com essa doença.

Afinal de contas, ela pode trazer fortíssimos incômodos para o animal e deixa-lo em um quadro de saúde bastante complicado caso isso não seja feito.

Para compreender melhor como curar a sarna do seu animalzinho, é importante saber o que é sarna, como ela funciona e quais são as melhores formas de preveni-la.

Qual é o melhor tratamento para sarna?

A sarna é uma doença cutânea que se mostra presente em diversos cachorros, especialmente aqueles em situação de rua. Porém, nenhuma raça ou cão adotado está livre de precisar lidar com ela.

– Essa doença causa muita coceira no corpo do animal e acontece em função da presença de ácaros. Esses ácaros se alimentam e se desenvolvem após se alojarem na pele do cachorro.

– Pelo nível de coceira que essa doença causa, ela está passível de trazer diversas infecções para o corpo do seu melhor amigo, além de estimular a abertura de feridas que podem ser fonte de outras doenças em seu animal.

  • Em suma, se não for buscado um tratamento para sarna adequado, seu pet pode estar em sérios riscos.

Sem dúvidas, o melhor tratamento para essa condição é a identificação precoce da condição, que deve ser feita junto a um profissional através de exames em laboratório.

Em seguida, alguns remédios tópicos serão aplicados. Saiba mais sobre o assunto abaixo.

Tipos de sarna – tratamento para sarna

Existem 3 tipos de sarna: um não contagioso e dois contagiosos, sendo um deles, chamado de “escabiose” popularmente, passível de ser transmitido para humanos.

– A escabiose é, na verdade, a doença chamada de sarna sarcóptica, que faz com que surjam crostas na pele e que a coceira se manifeste de forma intensa.

– Além dela, existe a sarna negra (passada de mãe para filhote e que não causa coceira, mas perda de pelo e feridas ao longo da vida do cão – essa doença não tem cura) e a sarna otodécica.

  • A sarna otodécica aparece apenas em cachorros e em felinos e se aloja na região dos ouvidos, causando coceiras e inflamações.

Cada tipo de sarna se difere do outro, como é possível ver. Assim sendo, o tratamento para sarna ao se falar do quadro do animal também muda.

Sintomas de cada tipo de sarna

Enquanto a sarna sarcóptica se manifesta através de crostas, coceira, vermelhidão na pele do cachorro, bolhas, manchas e perda de apetite, a otodécica faz com que cera se acumule no ouvido do animal e ele o coce muito.

Já a sarna negra pode se mostrar assintomática a vida toda, uma vez que muitos animais a tem, mas nunca a manifestam.

Porém, quando o fazem, além dos sintomas acima já descritos, ainda causa oleosidade excessiva no pelo, inchaço, descamação e vermelhidão.

Qual É O Tratamento Para Sarna Em Cães?

Tratando cada caso

Conforme dito, a sarna negra não possui cura, mas seu veterinário poderá recomendar a aplicação de algum remédio que minimize o desconforto do animal.

Já os outros dois tipos de sarna, a escabiose e a otodécica, serão tratadas e poderão ser curadas, efetivamente.

É certo que algum medicamento precisará ser aplicado no cão, o que deve ser feito com muito cuidado para que ele não possa removê-lo, lambê-lo ou sinta incômodos durante o processo.

Saber exatamente qual remédio é indicado para a sarna de seu animal é algo que depende de um profissional, mas o Nexgard é bastante recomendado para ajudar nesse fim.

Sabendo tudo sobre o tratamento para sarna, procure um médico veterinário que possa indicar para você a melhor forma de lidar com seu animalzinho!

Deixe um comentário

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp

× Converse conosco