Atente-se aos Cuidados pós-cirúrgicos do seu Pet

Atente-se aos Cuidados pós-cirúrgicos do seu Pet

Atente-se aos Cuidados pós-cirúrgicos do seu Pet

Assim como nós, os nossos pets também precisam passar por alguns procedimentos cirúrgicos, como castração, retirada de tumores, pontos cirúrgicos devido a acidentes ou brigas, enfim, uma hora ou outra você terá que lidar com o pós-operatório do seu cãozinho ou gatinho. Se o seu animal de estimação vai passar por alguma cirurgia em breve, se atente a essas recomendações de cuidados pós-cirúrgicos.

Quando nós passamos por uma cirurgia há sempre quem cuide da gente, mas nós mesmos sabemos o que devemos ou não fazer. Os nossos pets não possuem essa noção, por isso os cuidados no pós-cirúrgico são redobrados.

Atente-se aos Cuidados pós-cirúrgicos do seu Pet

 Cuidados pós-cirúrgicos: o veterinário deve ser escutado

Cada procedimento cirúrgico é um caso. Há cirurgias mais invasivas e outras mais tranquilas, além da diferença na cicatrização no pós-cirúrgico. A única pessoa que pode dar as melhores recomendações é o veterinário responsável.

Afinal, além de ele ser especialista e experiente em cirurgias, ele conhece todo o quadro clínico e particularidades do seu cão ou gato.

Quando a cirurgia do seu animalzinho for marcada, o ideal é que você converse com o médico veterinário para esclarecer todos os cuidados que devem ser feitos antes e depois da cirurgia.

Não ache bobo anotar todas as recomendações, pois assim você dificilmente esquecerá algo. Também é muito importante anotar todos os remédios, os horários e quantos dias a medicação será receitada.

Em caso de qualquer dúvida em relação aos cuidados no pós-cirúrgico elas devem ser retratadas ao veterinário, pois ele é o profissional mais apto para respondê-las.

Cuidados no Pós-cirúrgico: cuidados básicos e dicas

Como já dito acima, cada caso é um caso e não é possível passar recomendações pontuais a respeito dos cuidados no pós-cirúrgico. Além disso, cada médico veterinário possui seus próprios protocolos médicos.

Porém, recomendações básicas e dicas constam, normalmente, em todos os protocolos. Confira algumas:

  • Quando o seu pet chegar a casa ele estará assustado, cansado, se sentindo estranho e desconfortável por conta da anestesia, com uma alta carga de stress, etc. Nesse momento é importante que você fique ao lado dele para que ele volte a se sentir confortável e seguro.

  • Normalmente o uso do colar elizabetano é preciso. Não retire ele, mesmo que o pet se sinta incomodado, assim é evitado que ele coce, lamba ou morda o local das incisões. Pode-se optar pelo uso da roupa cirúrgica também. 

  • Provavelmente ele perderá o apetite no primeiro dia, não o instigue a comer dando guloseimas e coisas do gênero, ele voltará a comer normalmente aos poucos.

  • Coloque despertador e anotações para todos os remédios, assim será impossível esquecê-los.

  • Se o seu pet estiver tomando algum remédio para dor é preciso se atentar. Pois quando o remédio faz efeito, o animal tem tendência a voltar a fazer “movimentos bruscos” (afinal, ele não está sentindo mais dores), mas isso pode prejudicar a recuperação. É preciso contê-lo.

  • Limpe as incisões com soluções antissépticas.

  • Em caso de vermelhidão e inchaço fazer compressas com água morna (mas se o quadro persistir é preciso voltar ao veterinário).

Atente-se aos Cuidados pós-cirúrgicos do seu Pet

Volte ao veterinário

Feito todos os cuidados do pós-cirúrgico, muito provavelmente seu pet irá se recuperar logo, mas é sempre importante retornar ao veterinário.

Essa consulta, que normalmente é rápida, é só para checar se o seu animal de estimação está, de fato, bem e recuperado, podendo voltar a todos os seus passeios sem problemas.

Ter um pet é uma responsabilidade muito grande. Nos tornamos totalmente responsáveis por eles. É preciso dedicar tempo, carinho, atenção e amor, pois eles são a companhia mais carinhosa que podemos ter.

Não deixe de cuidar do seu pet e siga todas essas recomendações de cuidados pós-cirúrgicos. Mas lembre-se: em caso de dúvidas consulte o veterinário.

Deixe um comentário

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp

× Converse conosco