Cães podem ter Dermatite?

Cães podem ter Dermatite?

Cães podem ter Dermatite?

Muitas doenças que nós, humanos, temos podem atingir os nossos pets. Nossos bichinhos também desenvolvem câncer, gripe, catarata, artrose, tumores, problemas renais, dermatites, etc. Por isso é sempre importante levá-los periodicamente ao veterinário, afinal, eles também precisam de cuidados tanto quanto nós. Em relação às doenças, a dermatite são muito comuns e podem dar a qualquer momento.

Confira esse artigo e aprenda um pouco mais sobre Dermatite, quais são as principais complicações e os cuidados básicos que você deve ter com seu pet.

Cães podem ter Dermatite?

Dermatite em cães

Dermatite é um termo genérico que se refere às doenças de pele, tendo diversos tipos de Dermatite. Em cães as mais comuns são a Sarna, dermatites causadas por pragas, alergias e micoses:

  • Sarna – as sarnas são causadas por ácaros e sua maior característica é a queda de pelo e a intensa coceira. Existem sarnas que se dão por conta de pouca higiene e condições precárias, mas também há a Sarna Negra, uma sarna hereditária. O tratamento pode ser feito com shampoos, pomadas e alguns remédios.

  • Dermatite causada por pragas – as pragas em cães são os carrapatos e pulgas. Esses hospedeiros se alimentam do sangue dos pets e cada picada faz com que eles se cocem. As pulgas causam uma coceira intensa, então a pele do cão acaba ficando sensível e inflamada. O tratamento pode ser feito com remédios antipragas e shampoos neutros para “acalmar” a pele.

  • Alergia – esse é um tipo de dermatite muito comum, tanto em cães quanto em humanos. Ela se dá por conta da resposta da pele devido algum contato com alimentos ou produtos que proporcionem alergias.

  • Micoses – as micoses são causadas por fungos (que também nos atingem), sua maior característica é uma mancha vermelha que aumenta e proporciona queda de pelo. O ideal é levar o pet assim que puder ao veterinário para que se possa começar o tratamento adequado.

Há cães mais propensos às dermatites?

Alguns cães de raça são mais propensos a desenvolverem dermatites, sendo eles: Poodle, Boxer, Golden, Lhasa, Bulldogs, Dalmata, Shar Pei, Pastor Alemão, Pastor Belga, Schnauzers, Labrador e Shi-Tszu.

Se você tem algum pet das raças acima, é sempre indicado que fique de olho no pelo do animal. Em qualquer sinal de dermatite o recomendado é levar o cãozinho ao médico veterinário.

Momentos onde o cão está muito estressado, com sistema imunológico enfraquecido, tendo má alimentação e até mesmo depressão também são extremamente favoráveis ao desenvolvimento de dermatites.

O contato com detergentes, produtos de limpeza, ácidos, produtos feitos à base de petróleo, sabonetes, fibras sintéticas (como em tapetes), corantes, perfume, inseticidas, cigarros, pólen e alguns solventes também aumentam a possibilidade de dermatites.

Cães podem ter Dermatite?

A responsabilidade de ter um animal de estimação

Escolher ter um animal de estimação não é algo que deve ser feito se você não estiver disposto a realmente cuidar dele.

Presenciamos muitos casos, todos os dias, de pessoas que deixam animais na rua por conta de alguma dermatite ou outro tipo de doença. Se você se comprometeu a cuidar de um cão ou gato, não deve fazer isso.

Os animais de estimação são seres dóceis, carinhos e amáveis, merecendo de nós todo o respeito, cuidado e carinho.

Cuidados básicos como banhos semanais, prover uma alimentação de qualidade, manter as vacinas em dia, cuidas de pragas e sempre levá-lo ao veterinário é o mínimo que podemos fazer aos nossos pets.

Se você tem um cão e está suspeitando que ele esteja desenvolvendo alguma dermatite, leve-o logo para um veterinário. Assim o quadro não piorará e tudo será resolvido rapidamente e com menos gastos na clínica veterinária.

Deixe um comentário

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp

× Converse conosco