Limpeza Dentária em Cães e Gatos:  4 motivos para não deixar de fazer

A limpeza dentária em cães e gatos não são tão comuns quanto deveria. Assim como nós, eles possuem dentes, e como tal, devem receber os mesmos cuidados que nós damos aos nossos. Já que possuímos da mesma necessidade.

Mas algumas pessoas tem a mentalidade de que escovar os dentes deles é mera bobagem, isso faz com que ignorem a limpeza dentária dos cães e dos gatos.

Limpeza Dentária em Cães e Gatos:  4 motivos para não deixar de fazer

A seguir serão apresentadas as 4 principais razões que são interligadas do porquê devem ser feita a limpeza dos dentes destes animais. E algumas dicas para fazê-la com êxito:

1. Mau hálito

Ninguém gosta de mau hálito e seu cãozinho ou gatinho também não deve gostar muito. Muito menos você quando vai brincar com ele e sente aquele bafo quando ele vai te lamber ou morder.

Sem contar que o mau hálito é um sinal da precariedade da saúde dental do seu amiguinho.

2. Doença Periodontal

As doenças periodontais são as mais comuns encontradas na boca desses animais. Nada mais são, que o acúmulo de bactérias na superfície dos dentes que vão indo até chegar no ligamento periodontal.

Como dito anteriormente, a halitose é um dos sinais desta doença. Por isso é importante prestar atenção no seu cão ou gato. Se não tratar no estágio mais superficial pode levar ao tártaro.

Podendo ainda apresentar inflamação, saliva em excesso, sangramento na gengiva, entre outros sintomas que podem incomodar seu animal de estimação.

3. Tártaro

O tártaro é a organização das bactérias, que eliminam toxinas que irritam a gengiva, dando origem a uma gengivite. Em resultado, as placas bacterianas vão se calcificando, onde é formado o tártaro em si.

Além do mau hálito, ele é caracterizado por ser umas manchas marrons próximo a gengiva. Podendo ser retirado apenas em clinicas veterinárias.

4. Consequências

A não remoção do tártaro e a contínua escassez de cuidados com a higiene dentária do seu animal pode resultar em doenças sérias.

Já que vai se estabelecendo cada vez mais profundo na gengiva, causando inflamações na região. Assim as bactérias podem cair na corrente sanguínea já que todo o sistema estará comprometido.

Além disso e da possível perda dos dentes, pode afetar outros órgãos como o pulmão, o fígado, os rins e outros órgãos vitais.

Para que nada disso aconteça com seu melhor amigo, comece a ter mais cuidado com a higiene dentária dele.

Limpeza Dentária em Cães e Gatos:  4 motivos para não deixar de fazer

Dicas básicas para fazer a higiene do seu bichinho- limpeza dentária

Se você tem um filhotinho aproveite esse momento para acostumar ele a escovar os dentes. Sendo a fase mais fácil para ensinar ele. Caso não seja, o animal ainda será capaz de se adaptar a novos costumes.

Primeiro escolha uma escova de dentes e creme dental próprio para eles. Em hipótese alguma utilize pastas de dentes humanas, elas podem intoxicar seu bichinho.

Prepara-se para comprar várias escovas e a ter muita paciência, porque será difícil.

Fazer uma escovação de quinze minutos uma vez na semana.

Ao final de cada escovação dê a ele algo que ele goste, para que ele comece a gostar de escovar os dentes.

Apesar da escovação ajudar na redução e no controle do tártaro, ela sozinha não é capaz de retirá-lo por completo. Para isso será necessária a intervenção de uma clínica veterinária.

Assim você terá um animalzinho de estimação com uma ótima saúde bucal!