Situações Emergenciais com animais: como agir?

Situações Emergenciais com animais: como agir?

Situações Emergenciais com animais: como agir?

Quando acontece aquelas situações emergenciais com nossos animais, não sabemos como agir. Acabamos entrando em um desespero, mas não deveríamos.

Mesmo sabendo os riscos devemos manter a calma e direcionar nossos bichinhos direto para uma clínica que atenda casos emergenciais. Simples assim. Porém devemos sempre estar preparados no quesito informação.

Saber onde fica a clínica mais próxima, a confiança que os médicos veterinários passam e assim por diante.

Situações Emergenciais com animais: como agir?

Situações emergenciais

Nos casos emergenciais, o cachorro deve ser levado o mais rápido posssível para uma clínica veterinária, para que o veterinário faça os exames.

Nesse tempo pós acidente, é que será visto quais as formas que o profissional poderá atuar de maneira que salve o animal.

O dono do animal também deve contar o que aconteceu, como aconteceu, o que foi notado no animal antes ir correndo para lá e etc.

Principais emergências

A seguir algumas das principais causas emergenciais que acontecem em uma clínica veterinária de urgência e emergência.

  • Paradas cardiorrespiratórias

Uma das mais graves, pode levar a morte do animal no mesmo instante ou pouco depois. Atendimento deve ser urgente para que haja a recuperação do animal.

  • Falta de ar

Pode ser gerada pelo calor e estresse que aumenta a demanda de oxigênio do animal. Neste caso o dono deve suprir a necessidade de ar, sem colocá-lo a frente do ventilador e tentar acalmar enquanto o leva para o veterinário.

  • Intoxicação por envenenamento

O efeito de intoxicação varia de 5 a 10 minutos após a ingestão. Causando vômitos, diarréias e tremores. Dependendo da quantidade pode levá-lo a morte em pouco tempo.

  • Crises convulsivas

Use de cobertas grossas para ele não se machucar e o leve imediatamente á uma clínica veterinária.

  • Diarréias e vômitos

São sintomas vagos, já que várias doenças apresentam esses sintomas, incluindo doenças graves. Pode levar a desidratação do animal. Devem ser analisados e examinados com cuidado para que nada passe despercebido.

Assim o veterinário poderá fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento do animal.

Situações Emergenciais com animais: como agir?

  • Picadas por animais peçonhentos

As principais consequências e reações do animal quanto a picada de animais peçonhentos varia sendo relacionada ao tamanho do animal picado e ao seu sistema imune. As picadas poderão gerar alergias de grau baixo ou elevado.

Os sintomas variam podendo ter tremores, inchaço no local, vômito e dificuldade para respirar.

  • Quedas

As quedas, independente da altura, podendo ser muito alto ou baixo, possibilitam fraturas em seu corpo e até poderá desenvolver problemas mais sérios.

  • Torção gástrica

Se seu animalzinho estiver com torção gástrica a única coisa a ser feita é leva-lo a uma clínica às pressas, o quanto antes melhor. O animal poderá entrar em choque por sentir tanta dor no abdome. Transporte-o com cuidado, evitando ao máximo contato com a barriga.

Após estes exemplos mais comuns será mais fácil de manter a calma e levar o animalzinho para o veterinário. Devemos sempre estar atentos a essas situações emergenciais pois assim saberemos o que deve ser feito para manter a calma.

Deixe um comentário

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp

× Converse conosco