Saiba as Possíveis Causas de Perda de Pelo em Pets e como lidar com esse problema!

Saiba as Possíveis Causas de Perda de Pelo em Pets e como lidar com esse problema!

Saiba as Possíveis Causas de Perda de Pelo em Pets e como lidar com esse problema!

A  Perda de Pelo  é natural para grande parte dos pets, mas isso não quer dizer que ela não pode estar associada a outros problemas mais graves e que ainda precise de cuidados realmente eficientes!

Na verdade, isso não depende da raça, do porte do animal ou até mesmo do seu peso – todos os cachorros e gatos tendem a perder pelos com uma boa frequência.

A queda fisiológica ocorre por conta do envelhecimento natural dos pelos do pet, ou seja, ocorre dos pelos mais velhos caírem para que novos possam crescer no lugar, sendo eles mais sadios e ainda mais fortes!

Para esse tipo de condição, a medida que deve ser considerada é manter uma boa higiene da pelagem e ainda procurar adotar hábitos de escovação, bem como procurar tem uma dieta que seja bastante rica em nutrientes.

Essas medidas já ajudarão a assegurar que a saúde do seu pet está realmente em dia, e como consequência poderá contribuir com o processo de troca e crescimento dos pelos de maneira normal e ainda natural!

Mas, tirando essas condições, quando se trata de algo que foge da normalidade, a queda de pelos também pode ser vista como uma espécie de alerta para outros problemas associados à saúde do pet.

Para tanto, é preciso dedicar alguns cuidados e até mesmo buscar a recomendação de um especialista para avaliar as causas do problema e até mesmo indicar um tratamento que possa agregar os resultados necessários!

Saiba as Possíveis Causas de Perda de Pelo em Pets e como lidar com esse problema!

A perda de pelo em pets pode ser associada a uma infecção bacteriana! Entenda!

Se por ventura a perda de pelo ocorrer em uma área especifica, ou ainda manifestar pequenas lesões mais elevadas em um determinado local ou até mesmo por todo o corpo, bem como crostas de escamação em formato de anel com áreas avermelhadas, isso pode ser um sinal de perigo!

Segundo muitos especialistas esses podem ser os principais sintomas da chamada piodermite superficial, que nada mais é do que uma infecção bacteriana.

Essa infecção pode acometer o pelo do seu pet, podendo atingir não somente cães, como também gatos, embora seja mais comum na primeira situação.

A chamada Staphylococcus pseudointermedius consiste em uma bactéria que age de forma totalmente isolada, e que ainda acaba sendo mais comum em cães.

Em grande parte dos casos, essa bactéria não acaba se espalhando pelo corpo, sendo que ela se instala na maioria das vezes em animais com idade mais avançada, filhotes ou até mesmo cães que já estejam doentes.

Cães que já apresentam um quadro de alergias ou até mesmo doenças endócrinas, como no caso da sarna e hipotireoidismo bem como que já tenham feito algum tratamento com medicamentos que afetam o sistema imunológico, podem estar mais propícios a esse problema de saúde!

Além disso, cães de raça que tenha os pelos mais curtos podem manifestar pequenos tufos ouriçados, bem como ressecados, descoloridos ou até mesmo, em alguns casos, avermelhados.

cães que tenham a pelagem mais longa, podem manifestar pelos mais opacos, sem brilho e até mesmo algumas falhas provenientes da perda de pelo localizada!

Na área afetada, é possível ainda visualizar abaixo da pelagem uma lesão remanescente – o animal pode ou não ainda manifestar coceira, parecendo que está sendo acometido por uma alergia!

Se por ventura você está percebendo uma perda de pelo no seu pet mais evidente e até mesmo outros sinais que fujam da normalidade, não hesite em buscar ajuda profissional para poder fazer uma avaliação mais minuciosa do problema!

Deixe um comentário

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp

× Converse conosco