Gestação Canina – saiba quais as Fases e também Cuidados Primordiais!

Gestação Canina

Gestação Canina – saiba quais as Fases e também Cuidados Primordiais!

Você por acaso conhece quais são as principais fases da gestação canina, ou até mesmo quanto tempo ela dura e os cuidados mais importantes a serem adotados?

Na verdade, a gravidez por si só consiste em um momento muito delicado para todo o ser vivo, e isso também envolve os cães. Durante a gestação canina, é preciso coletar boas informações para saber como proceder!

A gestação dos cães tende a durar uma média de 59 até 64 dias, ou seja, o equivalente a dois meses, sendo que a contagem somente pode ser considerada a partir do momento de início do cio. Durante todo esse período a cadela deverá contar com uma série de cuidados especiais, principalmente se tratando de uma boa mudança da rotina.

Isso porque é preciso ficar atento a toda e qualquer anormalidade que possa ser manifestada pela cadela, bem como procurar ao máximo seguir todas as orientações e instruções do veterinário para que os filhotes possam nascer com saúde – e para que a cadela também fique bem!

Quando a gestação é planejada, o principal e ainda primeiro passo a ser adotado é confirmar se de fato a cadela está realmente em boas condições de saúde – e depois disso, fazer a escolha do macho.

Isso porque saber a procedência do animal, como no caso de certificar se ele está com as vacinas em dia e até mesmo se o porte é de fato compatível poderá ser vital para que tudo transcorra conforme o planejado. Já se tratando de gestações surpresas, o acompanhamento de um veterinário é ainda mais importante!

Gestação Canina

Quais as fases da gestação canina?

A melhor maneira de descobrir se a cadela está realmente gestante é por meio de um exame de ultrassom. Isso pode ser feito a partir de 21 dias de gestação.

O desenvolvimento dos filhotes acontece durante o período de dois meses, e nesse prazo a cadela poderá manifestar alguns sintomas clássicos como, por exemplo, ter um aumento bem substancial do seu peso e outras mudanças!

Uma dica interessante pode ser obter um calendário de gravidez canina, pois ele poderá ajudar bastante a se realizar o acompanhamento e ainda certificar que tudo está dentro da normalidade!

E quais os cuidados que devem ser considerados?

Levando em conta o calendário de gestação canina, é ainda no primeiro mês, logo depois da confirmação, que a quantidade de ração deverá ser maior do que o habitual.

Isso é importante porque os filhotes estarão em fase de formação e deverão ter acesso a diversos nutrientes – porém, é preciso tomar cuidado para não acabar exagerando demais e fazer com que o ganho de peso da cadela seja maior do que o recomendado.

Gestação Canina

E o parto? Quais as medidas a serem adotadas?

A partir da 59º semana de gestação canina a cadela poderá já estar apta a dar a luz e isso poderá ser acompanhado de perto se for considerado o uso adequado do calendário canino!

Prepare com todo amor e caminho um local bem confortável e quentinho, bem como limpo e tranquilo para que a cadela possa fazer o seu parto!

A própria cadela irá procurar esse cantinho quando o momento chegar e irá cuidar de tudo por conta própria! Porém, se algo sair fora do esperado ou se a gestação canina for de risco, é preciso procurar prontamente um veterinário para ajudar a fazer o parto!

Deixe um comentário

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp

× Converse conosco