Pulgas E Carrapatos: Quais Os Riscos Para Os Animais E Pessoas?

Pulgas E Carrapatos

Pulgas E Carrapatos: Quais Os Riscos Para Os Animais E Pessoas?

Pulgas e carrapatos trazem grandes riscos tanto para animais, quanto para pessoas – e saber quais são eles é o primeiro passo para buscar por um tratamento adequado e pela prevenção correta para ambos.

Conhecidos por muitos donos de pet, esses parasitas são bastante incômodos e causam coceiras, desconfortos e estresse em seu animal. Se não forem corretamente combatidos, eles podem até mesmo levar o pet à óbito.

Esses parasitas são fáceis de combater, mas uma vez que isso pode ser bastante custoso, a melhor forma de lidar com eles é evitar que eles apareçam ou tenham contato com você e com seu animal. Saiba mais!

Pulgas E Carrapatos

O que exatamente são pulgas e carrapatos e quais são seus riscos?

Pulgas e carrapatos são ambos parasitas que se alimentam de sangue, podendo fazê-lo tanto em animais, quanto em pessoas. Ambos são bastante incômodos e podem se tornar perigosos.

– As pulgas possuem uma substância em sua saliva que não permite a coagulação do local que estão. Além de terríveis coceiras e desconfortos, elas ainda podem ocasionar quadros alérgicos preocupantes.

– Já os carrapatos são aracnídeos que se desenvolvem no solo, podendo trazer doenças para humanos e animais. Uma dessas doenças é chamada de doença do carrapato, popularmente.

  • Porém, ela ocasiona duas principais problemáticas: a erliquiose e a babesiose, que afetam as defesas do organismo e, consequentemente, os órgãos.

  • O tratamento para essas doenças exige internação e a aplicação de medicamentos específicos, fazendo com que a opção mais em conta em menos custosa para humanos e animais seja a prevenção.

Prevenindo pulgas e carrapatos

Prevenir pulgas e carrapatos é mais simples do que parece, mas é também algo muito negligenciado.

– O cuidado com os animais é fundamental para que suas pulgas e carrapatos não cheguem até você, mas apenas mantê-los higienizados não é suficiente.

  • É preciso usar xampus especiais e que previnem esses parasitas em seus pets, além de dar a eles medicamentos orais – recomendados pelo veterinário e que previnem por meses o surgimento deles.

  • Além disso, se seu animal for sair de casa, é essencial que ele esteja protegido por sprays ou coleiras.

– A assepsia da casa também é muito importante, sendo recomendado limpar os espaços com produtos voltados para o combate a carrapatos e pulgas – focando-se em cantos e embaixo de móveis.

Na hora de procurá-los em seus animais, preste atenção às áreas mais difíceis de acesso para eles, como os ouvidos, o focinho, a barriga e próximo ao rabo.

Se ao fazer isso você identificar a presença desses parasitas, busque tratamento imediatamente.

Pulgas E Carrapatos

Tratamento

O tratamento contra carrapatos e pulgas envolve, geralmente, o uso de medicações orais. Porém, uma vez que cada animal possui um porte, uma idade, um peso, dentre outros fatores, ele deve ser específico para o quadro.

Sendo assim, somente um profissional qualificado será capaz de oferecer dicas e recomendações sobre tratamentos com o melhor custo-benefício do mercado para seu pet.

Não compre e nem dê medicações de venda livre para seu melhor amigo sem a recomendação de um especialista, pois isso pode ocasionar outros problemas além dos citados acima.

Além disso, invista em tratamentos caseiros apenas para alívio da coceira e do desconforto, estando ciente de que eles não tratam a raiz do problema e, por isso, não são recomendados por veterinários.

Com todas essas informações em mãos, não deixe de apostar em cuidados para prevenir pulgas e carrapatos e nas dicas acima para trata-los assim que eles forem identificados, tanto em cães e gatos, quanto em humanos e em outros animais.

Deixe um comentário

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp

× Converse conosco