Saiba como Combater as Pulgas em Cães e Gatos

Saiba como Combater as Pulgas em Cães e Gatos

Saiba como Combater as Pulgas em Cães e Gatos

As pulgas são ectoparasitas e são encontradas em todo o mundo. Elas se alimentam do sangue de gatos, cachorros e outros animais, inclusive dos humanos.

As pulgas em gatos e cães são normalmente uma das duas espécies: ou Ctenocephalides felis, a pulga do gato, ou Ctenocephalides canis, a pulga do cão. No entanto, nenhum dos hospedeiros é específico e, embora a pulga do gato possa infestar os cães e vice-versa, ambas podem infestar os seres humanos.

Como você detecta pulgas em seus animais de estimação?

Se eles estiverem coçando, mas você não tem certeza se são pulgas, penteie-os com um pente fino. Se você vir pequenas manchas pretas coloque-as em um papel toalha úmido. Se elas parecerem adquirir um tom vermelho/acastanhado, pode indicar a presença  no local mesmo que você não consiga vê-las.

Como alternativa, use um par de meias brancas e caminhe pelas áreas de sua casa onde seus animais de estimação passam a maior parte do tempo. Se você vir manchas pretas nas solas das meias, que podem se dissolver em vermelho na água, então você saberá que precisa tratar sua casa para as pulgas.

Essa sujeira característica é uma mistura de sangue seco e fezes e é um dos maiores indicativos do problema, já que às vezes é muito difícil conseguir enxergá-las a olho nu.

Os seres humanos podem passar pulgas para seus animais de estimação ou é sempre o contrário?

É muito improvável que os humanos tragam ovos e larvas de pulgas para a casa, mas os gatos e os cães, especialmente aqueles que caçam, precisam de um controle vigilante das pulgas durante todo o ano. É possível para todos nós pegarmos ovos e “carregá-los” para um novo local, por isso a prevenção é sempre a melhor opção.

Como evitar pulgas no seu cachorro ou gato?

  • Dentro de casa:

Para controlar as pulgas, você deve impedi-las de se reproduzir. Tapetes, camas de animais de estimação, móveis e outras áreas internas onde seu cão passa muito tempo devem ter limpeza frequente.

  • Ao ar livre:

As pulgas desenvolvem-se em áreas externas com sombra e protegidas. Estes pontos ao ar livre podem ser facilmente identificados como os locais onde o seu cão gosta de descansar e relaxar. Por isso, aplique sempre os remédios recomendados nesses lugares e lave bem a área.

Saiba como Combater as Pulgas em Cães e Gatos

Quais os problemas que as pulgas causam aos animais de estimação?

Gatos e cães podem sofrer de sensibilidade a picadas de pulgas, conhecidas como dermatite alérgica. É a saliva das pulgas que provoca uma reação, por isso é importante que qualquer tratamento além de ser diretamente aplicado no animal, seja destinado também ao ambiente em que ele vive.

Além disso, se um animal tiver pulgas, também é provável que ele tenha tênia, já que esse verme é transmitido por pulgas. As pulgas se alimentam de sangue, então animais muito jovens ou frágeis podem se tornarem fracos como resultados da perda de sangue.

Quão rápido elas se multiplicam?

Uma fêmea pode depositar até 50 ovos por dia e 1.500 na vida. Estes ovos colocados pelo animal formam uma larva e depois uma pulga adulta. Este ciclo pode ocorrer em apenas três semanas. Não leva muito tempo para uma população de pulgas crescer em sua casa.

Existem muitos produtos para combater, na forma de soluções fáceis de usar. Diferentes animais têm diferentes sensibilidades, por isso há muitas opções para escolher e a melhor opção é sempre procurar a recomendação de um veterinário.

Deixe um comentário

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp

× Converse conosco