Sarna Em Cachorros: O Que É E Como Prevenir?

Sarna Em Cachorros: O Que É E Como Prevenir?

A sarna em cachorros, infelizmente, é uma doença comum e que pode afetar esses animais em qualquer idade. Por isso, é muito importante saber como preveni-la.

Você certamente já viu algum cão se coçando muito e apresentando algumas cascas no corpo, certo? Esse é o quadro apresentado em um tipo de sarna – mas o que muitas pessoas não sabem é que existem ainda mais dois.

Por isso, se você deseja que a sarna em cães jamais faça parte do dia a dia do seu melhor amigo de quatro patas, informe-se ao máximo sobre essa doença abaixo e evite-a!

Sarna Em Cachorros: O Que É E Como Prevenir?

O que é a sarna em cachorros?

A sarna em cachorros é uma doença de pele causada por ácaros. Eles se alojam no corpo do cão e ali se desenvolvem e se alimentam. Obviamente, isso causa muitos desconfortos para ele.

– Dentre esses desconfortos estão alguns sintomas que podem gerar quadros graves para o animal, como a presença de feridas – passíveis de infecções – coceiras intensas e que chegam a sangrar e cascas por toda a extensão da pele.

– Ao se falar da sarna, muitas pessoas não sabem que existem mais dois tipos além da mais popularmente conhecida, que é a sarna sarcóptica. Ela é comumente chamada de escabiose.

  • Além da escabiose existe também a sarna otodécica e a chamada sarna negra.

  • O primeiro tipo não é contagioso nem para outros animais, nem para humanos – e é passado de mãe para filhote no nascimento ou durante a amamentação.

  • Ele pode nem mesmo se manifestar a vida toda do cachorro, se mostrando assintomática. Porém, quando o faz, traz feridas para a pele do animal, oleosidade e perda do pelo, vermelhidão e outros sintomas.

  • A sarna otodécica, por sua vez, afeta os ouvidos do animal, causando coceiras e infecções. Esse tipo não é contagioso para humanos.

O único tipo de sarna em cachorros que pode ser transmitido para humanos é a sarna sarcóptica. Ainda assim, é importante que ambos os tipos curáveis (uma vez que a sarna negra não tem cura) sejam tratados.

Tratamento para sarna

O tratamento da sarna em cachorros é feito através da aplicação de medicamentos tópicos na pele ou no ouvido do animal.

Ainda que o medicamento escolhido deva ser recomendado por um profissional, que conhece o porte, a idade e o quadro específico de seu cão, um medicamento comumente usado para tratar a sarna sarcóptica é o NexGard.

Porém, não é recomendado que nenhum medicamento seja dado para qualquer animal sem a prescrição e a supervisão de um veterinário.

  • Ao se ter em mente qual é o tratamento para a sarna, torna-se muito importante ressaltar que o melhor plano para lidar com ela vem da prevenção.

  • Por isso, abaixo, confira dicas para evitar que você ou o seu animal tenham que passar por qualquer um desses quadros desagradáveis.

Prevenção da sarna em cachorros

Para prevenir a sarna é preciso apostar em manter o sistema imunológico do cão o mais forte quanto possível.

Para isso, é necessário que ele tenha excelentes cuidados, desde na hora de comer, até ao ter acesso à água fresca e em recipientes limpos.

Além disso, é preciso evitar que o cão tenha acesso a outras fontes de contágio. A sarna é genética, então essa também é uma informação que pode ajudá-lo a conhecer a predisposição de seu pet a tê-la.

Finalmente, aposte na higiene de seu animal e em consultar constantemente um profissional para garantir que ele esteja longe da sarna em cachorros e de outros possíveis problemas. Assim, ele poderá contar com todo bem estar que merece!

Deixe um comentário

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp

× Converse conosco