Como Tratar Pulgas Em Cães E Gatos?

Como Tratar Pulgas Em Cães E Gatos?

Como Tratar Pulgas Em Cães E Gatos?

Saber como tratar pulgas em cães e gatos é um assunto muito comum para a grande maioria dos proprietários desses pets.

Afinal de contas, passeios, o contato com outros animais e até mesmo a falta de alguns cuidados simples pode rapidamente fazer com que esses parasitas se espalhem pelo ambiente.

Sabendo que a melhor forma de garantir uma remoção de pulgas em animais efetiva começa com a prevenção, confira tudo sobre esse assunto e garanta bem estar ao seu melhor amigo!

Como Tratar Pulgas Em Cães E Gatos?

Como tratar pulgas em cães e gatos?

Quando dizemos que o melhor tratamento para pulgas é a prevenção, essa é uma afirmação que deve ser levada à sério.

Afinal, se livrar das pulgas depois que elas já estão presentes no ambiente é mais difícil (e custoso) do que evitar que elas apareçam.

– Além de depositarem milhares de ovos em locais de difícil acesso de uma casa, as pulgas ainda tendem a ficarem bem escondidas.

  • Ou seja, o que você vê presente em seu animal é apenas uma pequena porcentagem das pulgas que estão realmente no local.

Porém, não para por aí. As pulgas se alimentam do sangue do seu pet e possuem em sua saliva uma substância que impede que esse sangue se coagule. Isso pode gerar quadros alérgicos intensos no animal.

Tratamentos custosos

Caso seu animal esteja demonstrando sinais de desconforto, coceiras, inquietação e estresse, é hora de consultar um médico veterinário.

Afinal de contas, somente ele poderá dizer exatamente qual é a melhor forma de lidar com o quadro específico de seu animal.

– Porém, problemas como os quadros alérgicos citados acima podem ser custosos de se tratar, envolvendo, muitas vezes, a internação do animal e a aplicação de diversos medicamentos.

Por isso, para evitar esses gastos excessivos e para manter seu animal confortável, aposte na prevenção.

Dicas de prevenção – tratar pulgas em cães e gatos

Antes de tratar pulgas em cães e gatos, efetivamente, aposte em prevenir através das seguintes dicas:

  • Ao levar seu animal para passear, use coleiras anti pulgas e sprays que possam manter o animal prevenido. No caso de gatos, evite deixar que eles saiam.

Isso não só é ruim por elevar os riscos de contaminação por pulgas e carrapatos, mas também pode trazer uma série de outras doenças para seu felino. Riscos de atropelamento, envenenamento e furto do animal também são altos.

  • Já em casa, mantenha o ambiente sempre limpo e esterilizado e aplique inseticidas de acordo com a recomendação de seu veterinário.

Tratar pulgas em cães e gatos de fato

Se mesmo seguindo as dicas acima ainda for preciso tratar pulgas em cães e gatos, você pode contar com a ajuda de alguns medicamentos, como:

  • Bravecto;

  • Simparic;

  • Nexgard;

Porém, eles só devem ser administrados com a permissão de um profissional, uma vez que cada cão e cada gato reage de uma forma diferente a esse tipo de tratamento.

Além disso, é preciso levar em conta o peso, a idade e o tamanho do seu pet antes de dar a ele qualquer quantidade de remédio de venda livre.

Como Tratar Pulgas Em Cães E Gatos?

Tratamentos caseiros

Tratamentos caseiros tendem a trazer alívio para a coceira do animal, mas dificilmente fazem com que os parasitas, efetivamente, sejam eliminados.

Por isso, não acredite em “receitas milagrosas” e ouça apenas ao aconselhamento profissional. Isso pode não só salvar o seu pet, mas também prolongar a sua vida ao lado de sua família.

Tendo em mente todas as informações possíveis para tratar pulgas em cães e gatos, aposte nas dicas de prevenção desse artigo e sempre fale com um médico veterinário antes de tomar qualquer decisão referente à saúde de seu pet.

Deixe um comentário

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp

× Converse conosco