Doença do Carrapato – conheça as Causas, Sintomas e Tratamento!

Doença do Carrapato

Doença do Carrapato – conheça as Causas, Sintomas e Tratamento!

A doença do carrapato pode se apresentar de duas maneiras diferentes e ambas podem ser transmitidas por meio do chamado carrapato marrom. Esse é um parasita que se aloja no corpo do cachorro e fica se alimentando do seu sangue!

A primeira delas é a erliquiose, e a segunda é a babesiose! Essas duas formas podem atingir o cachorro de forma simultânea, tornando o seu quadro ainda mais grave e perigoso!

A doença do carrapato também é conhecida como hemoparasitose, sendo uma das doenças que mais agregam preocupação para os tutores de cachorros, principalmente porque não existe ainda uma vacina que ajude no seu combate!

Infelizmente não existe um tratamento definitivo ou até mesmo uma cura para a doença do carrapato desse tipo e ela ainda pode ser considerada fatal em alguns casos – sim, essa é uma doença que pode matar o cão!

Vale destacar que essa é uma condição que raramente pode atingir gatos ou até mesmo seres humanos, embora isso não seja absolutamente impossível!

Consiste em uma doença que acaba sendo bem mais comum durante o período do verão, principalmente porque os carrapatos dependem de condições que lhes permitam calor e também umidade para poderem se reproduzir.

Um outro ponto de atenção, é que muitos acabam confundindo os sintomas com o da cinomose, e por esse motivo buscar a ajuda de um veterinário pode ser crucial!

Doença do Carrapato

Como o seu pet pode acabar pegando a doença do carrapato?

A doença pode ser transmitida de um cão que já esteja contaminado para um outro que ainda esteja sadio, e isso ocorre por meio do carrapato marrom, que é o principal vetor.

O parasita agirá de forma a infectar os glóbulos brancos presentes no sangue do cão, ou seja, justamente as células de defesa presentes no seu organismo!

E quais os sintomas mais comuns?

Na verdade, os sintomas associados à doença do carrapato podem depender bastante do organismo do próprio animal e como ele irá reagir diante da eminente infecção!          

Mas, há três fases que podem ser identificadas, sendo a fase aguda, que é quando o animal está doente e pode transmitir a doença. Nessa fase, ainda é possível encontrar carrapatos em seu corpo!

 A segunda fase é chamada de subclínica, que pode durar uma média de 6 até 10 semanas. Aqui não se manifesta qualquer sintoma de caráter clínico somente alterações que podem ser avaliadas em um exame de sangue.

E a terceira fase é a chamada crônica, onde os sintomas se manifestam de forma mais evidente, sendo os mais clássicos a perda de peso, pequenas hemorragias, edemas nos membros e até mesmo facilidade de obter outras infecções!

Doença do Carrapato

Entenda sobre o tratamento!

A erliquose pode ser tratada em qualquer fase, sendo usados mais comumente alguns medicamentos, principalmente os antibióticos (com destaque para a doxiciclina).

Em alguns casos pode ser preciso fazer a complementação do tratamento com um soro ou até mesmo transfusão de sangue – tudo poderá depender basicamente do estado que o animal se encontra!

O tratamento poderá ainda durar aproximadamente 28 dias, desde que seja iniciado na fase aguda, podendo se manter pelo tempo por 8 semanas, se iniciado na fase crônica.

No caso, quanto antes o animal for avaliado por um veterinário, maiores serão as chances de uma possível recuperação!

A doença do carrapato é realmente uma condição extremamente perigosa e que exige uma boa dose de cuidados, e claro, muito carinho para com o pet!

1 comentário em “Doença do Carrapato – conheça as Causas, Sintomas e Tratamento!”

Deixe um comentário

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp

× Converse conosco