Sarna – Como se pode Tratar e lidar com esse Problema?

Sarna

Sarna – Como se pode Tratar e lidar com esse Problema?

A sarna em cachorros é uma doença de pele que acarreta sintomas clássicos, como a coceira mais intensa, pequenas feridas e até mesmo, em casos mais severos, infecções.

Ela pode ser causada por conta de ácaros que ficam alojados na pele do pet, e conforme vão se alimentando conseguem se desenvolver progressivamente.

Há três tipos de sarnas que podem acometer os cachorros, sendo duas delas de caráter contagioso. A chamada sarna sarcóptica também chamada popularmente de escabiose, pode acontecer em todo o corpo do animal. Essa é uma doença que provoca coceira bem intensa, bem como crostas na pele do anima, semelhante a escamas e pode ser transmitida para os humanos.

Já a sarna otodécica pode afetar somente os ouvidos e é uma doença que se restringe à cães e também gatos. Ela não somente provoca muita coceira, como também acarreta uma forte inflamação no ouvido do pet.

O terceiro tipo de sarna em cachorros é o único que não é contagioso, porém, também não tem cura! Essa é denominada por sarna demodécica ou sarna negra.

Esse tipo de sarna é passado de forma hereditária, ou seja, da mãe para o filhote ainda no contato realizado nos primeiros meses de vida do animal – a amamentação é o momento mais oportuno para essa transmissão.

Grande parte dos animais que acabam sendo acometidos por essa doença não irá chegar a manifestá-la, enquanto outros podem apresentar feridas e perda de pelo durante toda a sua vida! E diferente de outras, a sarna negra não evidencia uma forte coceira!

Sarna

Quais os sintomas da sarna?

Todos os tipos de sarna em cachorros tem algo em comum no final das contas, ou seja, podem causar um enorme incomodo para o pet. Porém, cada uma possui características próprias, confira algumas delas abaixo:

  • Sarna sarcóptica ou escabiose:

Ela geralmente se manifesta na região das orelhas, bem como no peito do animal e na barriga – esses são os primeiros locais que os sintomas se revelam presentes.

No prazo aproximado de dez dias a contar do momento oportuno do contágio ou até dois meses depois, alguns sinais podem revelar a presença da doença!

Os principais sintomas são:

  • Coceira

  • Vermelhidão

  • Manchas ou bolhas

  • Ausência de apetite

  • Crostas amareladas e mais grossas

  • Queda de pelos

  • Bactérias e infecções fúngicas.

  • Sarna otodécica ou sarna do ouvido:

Aqui o sintoma mais evidente é a coceira de forma bem intensa, que se manifesta na região a orelha do animal e também no ouvido! O acumulo anormal de cera também pode ser considerado um forte indicio da doença!

Ambos os sintomas acabam tendo um grande potencial para acarretar outros problemas ainda mais nocivos. No caso da coceira de forma insistente, o cão pode acabar se ferindo e ficando expostos a possíveis infecções.

No caso da cera em maior quantidade, isso poderá acarretar uma forte inflamação no ouvido, resultando em uma otite!

  • Sarna dermodécica ou sarna negra:

Aqui os sintomas podem se manifestar de duas maneiras, ou seja, de forma mais localizada, com o surgimento de uma mancha ou de forma mais generalizada, com manifestações que podem tomar todo o corpo do pet.

Sarna

E quais as causas?

A sarna canina pode ser causada por alguns tipos de ácaros que ficam instalados junto à pele do animal. Eles podem ser transmitidos por contato direto a outros animais e até mesmo pessoas infectadas, ou da mãe para os filhotes!

Para poder evitar que a sarna possa prejudicar o bem-estar do seu pet ou até mesmo acarretar problemas mais graves, a medida mais eficiente é procurar o quanto antes um veterinário, que poderá avaliar o quadro e indicar o tratamento mais adequado!

Deixe um comentário

Rolar para cima
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp

× Converse conosco