5 Dicas De Como Manter O Cachorro Sem Carrapatos

Dicas De Como Manter O Cachorro Sem Carrapatos

5 Dicas De Como Manter O Cachorro Sem Carrapatos

Saber como manter seu cachorro sem carrapatos é algo muito importante para promover longevidade e bem estar ao longo da vida de seu melhor amigo de quatro patas.

Muitas pessoas acreditam que a presença de carrapatos no corpo de um cão é algo comum e, por isso, normal. Porém, isso não é verdade. Não só preciso manter os cachorros longe deles, como também trata-los assim que surgirem.

Para prevenir seu pet de passar pelo desconforto de lidar com a presença de carrapatos, confira dicas pontuais voltadas para isso.

Dicas De Como Manter O Cachorro Sem Carrapatos

O que são carrapatos? Mantendo seu cachorro sem carrapatos!

Carrapatos são parasitas que se alimentam do sangue de seu cachorro. Eles passam por três estágios de evolução: larva, ninfa e adulto.

– Durante suas etapas de desenvolvimento, o carrapato tende a ir e voltar para o solo.

– Assim, ele se torna ainda mais passível de transmitir uma série de doenças para o seu cão, tornando essencial que você saiba como garantir cães sem carrapatos em casa.

– Uma das doenças mais comum transmitidas pelos carrapatos é a doença do carrapato. Ela é conhecida assim pela população em geral mas, para profissionais, é dividida em duas: a babesiose e a erliquiose.

• Ambas essas doenças são muito perigosas para os cães, pois afetam o sistema imunológico deles através do sangue.

• Com o tempo, os órgãos do animal também podem ser afetados e, se o tratamento certo não for oferecido, ele pode até mesmo vir a óbito.

Tratamento para garantir um cachorro sem carrapatos

Ainda que existam formas relativamente simples de lidar com os carrapatos, o melhor tratamento é a prevenção.

– Excluindo-se as complicações causadas pela doença do carrapato, que podem ser bastante custosas uma vez que exigem a internação do animal e aplicação de diversos medicamentos, situações mais simples exigem apenas a tomada de medicamentos orais, geralmente.

– Esses medicamentos devem ser receitados por profissionais, não devendo ser dados aos cães à revelia.

• Antes que esse parasita entre em contato com seu cão, porém, é preciso apostar na melhor forma de lidar com eles: a prevenção!

• É somente através da prevenção que seu animal não precisará ter contato com os perigos citados acima, então confira dicas para isso.

Dicas para manter seu cachorro sem carrapatos

1. Mantenha o animal longe de outros animais com carrapato, uma vez que é bastante simples que ele passe de um cão para outro.

2. Mantenha o ambiente higienizado, sempre se focando em limpar (e de preferência usando um inseticida junto aos produtos de limpeza) os cantos e as partes debaixo dos móveis.

3. Faça constantes exames, mesmo que visuais, em seu animal para ter a certeza de que o carrapato não está presente. Cheque locais de difícil acesso para o cão, como as orelhas, embaixo do focinho e perto de seu rabo.

4. Se for levar seu animal para passear, aplique sprays anti carrapatos ou aposte em coleiras que mantenham esses parasitas longe.

5. Ao lavar seu cão, use xampus específicos para a prevenção de carrapatos.

Essas simples dicas certamente manterão certamente seu cachorro sem carrapatos, permitindo que ele tenha o máximo de qualidade de vida possível e garanta longevidade.

Tratamentos caseiros

Alguns tratamentos caseiros são recomendados para humanos para minimizar o desconforto causado pelo carrapato, porém eles não são recomendados para cachorros – a não ser com a expressa palavra de seu veterinário.

Afinal de contas, em geral, eles não solucionam o problema pela raiz. Apostar nas dicas para manter seu cachorro sem carrapatos, tratar, se preciso e ter um veterinário por perto é sempre a melhor opção!